Sem categoria

ID Estudantil: Como funciona e como criar a sua carteirinha digital

O Ministério da Educação começou a inclusão da carteirinha estudantil digital. A ID Estudantil foi baseada na Medida Provisória 895/19 publicada pelo governo em setembro.

O ID Estudantil é um aplicativo que permite a emissão da carteirinha estudantil digital, documento que dá aos estudantes o direito à meia-entrada em shows, teatros, cinemas e outras atividades culturais.

O aplicativo estará disponível na Apple Store e no Google Play. Todos os estudantes da educação básica, tecnológica e superior têm direito ao documento.

Quanto vai custar?

A carteirinha digital é grátis para os estudantes que desejarem utilizá-la. Segundo o MEC, o custo de cada carteirinha é de R$ 0,15, valor que será arcado pelos impostos pagos pelos contribuintes.

“O MEC não cobrará por isso, vem do pagador de imposto. Mas é um valor irrisório, 15 centavos”, disse em coletiva de imprensa o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Já as carteirinhas físicas, que costumam custar cerca de R$ 35, continuarão sendo pagas pelo estudante que solicitá-la.

Como fazer a carteirinha estudantil digital?

Primeiro, é preciso baixar o aplicativo do ID Estudantil no Google Play ou na Apple Store. No caso dos menores de idade, é preciso que o responsável legal baixe o app e permita que o jovem tenha acesso.

Em seguida, é preciso fazer um cadastro pelo login único gov.br, usando seu CPF e uma senha para ter acesso ao sistema do governo federal.

Caso o estudante tenha uma CNH, será feito um cruzamento de uma fotografia do rosto tirada com o aplicativo com dados do Denatran para reconhecimento facial.

Caso o estudante não tenha este documento, será solicitado que ele envie uma foto do rosto e uma foto do RG (ou RNE, no caso de estrangeiros).

A carteirinha digital ficará disponível no celular, no aplicativo do ID Estudantil. A identificação nos eventos, segundo o MEC, será feito por meio de QR Code, localizado abaixo da foto da pessoa no aplicativo.

Murilo Oliveira

Criador de conteúdo e administrador chefe do CNX+. Criamos seu site gratuitamente em apenas 7 dias ! Saiba mais em: imidiadigital.com

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
x
Fechar